Discrição ou descrição

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas expressões que são parecidas, mas, que tem significados e aplicações totalmente diferentes. E isso pode acabar gerando confusão entre algumas pessoas. Um exemplo são as expressões discrição ou descrição.

As duas estão corretas, mas, devem ser usadas em momentos diferentes.

Neste post, além de aprender como usar as palavras discrição ou descrição corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, como usar as expressões discrição ou descrição corretamente?

As expressões discrição ou descrição existem dentro da Língua Portuguesa. Contudo, elas precisam ser usadas em momentos distintos.

A palavra descrição, com a letra E deve ser utilizada sempre que você quiser indicar o ato de detalhar ou representar algo/alguém.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Você precisa fazer uma descrição mais chamativa no seu Instagram;
  • A descrição do seu currículo precisa ter no máximo três linhas. Ela precisa ser direta e objetiva;
  • Na descrição da vaga vocês dizem que inglês é um diferencial. Meu nível de inglês é avançado.

Já a expressão discrição com a letra I, por sua vez, é utilizada para indicar a qualidade de discreto, sensato ou até mesmo modesto. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra.

  • Você precisa agir com discrição, ninguém pode saber do seu aumento de salário;
  • Fulano sempre age com discrição. Ele é muito reservado;
  • Haja com discrição e tente não chamar a atenção das pessoas.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar as expressões discrição ou descrição corretamente, nos vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira dica é que você pare de usar corretores automáticos. Eles não ajudam em nada no seu aprendizado.

Eles apenas corrigem as expressões sem dar qualquer tipo de explicação. Logo, no final das contas você não aprende realmente.

Ao invés desse tipo de ferramenta, prefira utilizar os aplicativos de vocabulário. Através deles será possível conhecer novas palavras todos os dias. Uma excelente opção é o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você passe a ler conteúdos que utilizem a norma culta, como livros, jornais e artigos científicos. Através deles você poderá ver as regras sendo aplicadas, o que facilitará o aprendizado.

Além disso, sempre que você tiver dificuldade de memorizar alguma regra ou norma, escreva ela algumas vezes em um papel. Isso irá estimular o seu cérebro e irá facilitar a memorização.

Por fim, não pare no discrição ou descrição, continue sempre buscando por mais conhecimento!

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *