Dia a dia ou dia-a-dia

O último Acordo Ortográfico começou a entrar em vigor em 2009. Contudo, como ele só passou a ser obrigatório em 2016, muita gente ainda faz confusão com algumas expressões, é o caso de dia a dia ou dia-a-dia.

Apenas uma dessas expressões está correta. No entanto, por conta de materiais antigos que não seguem as regras do último Acordo Ortográfico, é possível ver a aplicação da errada.

Nesse artigo, além de saber qual o correto dia a dia ou dia-a-dia, você também verá algumas dicas para não fazer mais esse tipo de confusão. Confira!

Dia a dia ou dia-a-dia: qual o correto?

A forma correta entre dia a dia ou dia-a-dia é a primeira alternativa. Ou seja, essa expressão não faz mais uso do hífen, desde a obrigatoriedade do último Acordo Ortográfico.

A expressão dia a dia pode ser tanto uma locução adverbial como substantiva.

Como locução adverbial ela é utilizada para indicar uma ação que realizamos diariamente, ou uma ação que vai sendo concretizada ao longo dos dias. Já como locução substantiva, ela é um sinônimo de cotidiano.

Confira abaixo alguns exemplos de aplicação dessa palavra:

  • Os hábitos do dia a dia fazem toda a diferença na sua saúde;
  • A rotina do dia a dia é uma correria;
  • Essa tarefa faz parte do dia a dia da secretária;
  • Meu dia a dia tem sido cada vez mais conturbado.

Com esses exemplos fica mais fácil visualizar a aplicação dessa expressão.

Como não confundir mais dia a dia ou dia-a-dia?

Você já deu o primeiro passo para não confundir mais dia a dia ou dia-a-dia, que foi aprender qual a expressão correta. Contudo, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para não fazer mais essa e outras confusões com a Língua Portuguesa.

Primeiramente, sempre fica atento a data dos conteúdos que você lê. Até 2016, o último Acordo Ortográfico não era obrigatório. Por conta disso é possível encontrar algumas expressões que não são mais corretas.

Além disso, utilize a tecnologia ao seu favor. Ao invés, por exemplo, de sempre usar o corretor automático em dispositivos móveis, baixe apps que possam te ajudar em consultas rápidas. É o caso do VOLP da Academia Brasileira de Letras, que oferece um vocabulário completo.

Mais uma dica para não fazer mais esse tipo de confusão é ler e escrever bastante. Esses dois hábitos irão ajudar a exercitar o seu cérebro diariamente. Dessa maneira, ele conseguirá associar as palavras corretas com mais facilidade.

Agora que você sabe qual é o correto entre dia a dia ou dia-a-dia, não pare por aqui. Continue a buscar conhecimento sobre a Norma Culta. É ela que é cobrada em provas, vestibulares, concursos públicos e outras situações.

Gostou desse post? Tem mais alguma dúvida sobre a Língua Portuguesa? Aproveite e deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *