Dezessete ou dezassete

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas expressões que possuem dupla grafia. Ou seja, que podem ser escritas de duas maneiras. É o caso de dezessete ou dezassete.

As duas expressões estão corretas e podem ser usada, mas de forma específica.

Nesse artigo, além de aprender como usar dezessete ou dezassete corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Dezessete ou dezassete, como usar de forma correta?

Sim, por incrível que pareça as palavras dezessete ou dezassete existem dentro da Língua Portuguesa. Mas um detalhe importante precisa ser levado em consideração.

A palavra dezessete com E na segunda sílaba é forma de indicar o número 17, no Português do BRASIL. Já palavra dezasessete com A na segunda sílaba é a forma usual do Português de PORTUGAL.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão dezessete:

  • O número da casa é dezessete;
  • Ele possui dezessete primos na família;

Agora, veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão dezassete:

  • O número da casa é dezassete;
  • Me veja dezassete cacetinhos (pães);

Em muitos casos ocorre essa dupla grafia das palavras, justamente porque a Língua Portuguesa é aplicada no Brasil e em Portugal. Logo, várias palavras diferentes representam a mesma coisa.

No caso de numerais, a dupla grafia também se aplica aos números 16 e 19. As duas formas de escrever eles são:

  • Dezesseis e dezasseis;
  • Dezenove e dezanove;

Mas importante, como estamos falando de usar o idioma no Brasil, você deve usar a forma usualmente utilizada no nosso país.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe usar dezessete ou dezassete corretamente, nós vamos te dar algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa. Confira.

Primeiramente, releia os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. Eles irão te ajudar a relembrar de todos as regras e normas que acabamos esquecendo com o tempo.

Em segundo lugar, também busque ler materiais que utilizem a norma culta, como artigos científicos. É ela que é exigida em momentos importante da nossa vida, como provas, vestibulares e concursos públicos.

Outra dica importante é deixar de lado os corretos automáticos. Eles não agregam em nada o seu aprendizado. Afinal de contas, apenas corrigem as palavras sem dar qualquer tipo de explicação.

Ao invés deles, tenha um app de vocabulário no seu smartphone. Ele será muito útil pois, com ele será possível aprender novas palavras todos os dias.

Nós indicamos o VOLP, que é o app da Academia Brasileira de Letras. Através dele você conhecerá todas as expressões aceitas pela entidade.

Por fim, não pare no dezessete ou dezassete, continue sempre a buscar mais conhecimentos.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *