Dezesseis ou dezasseis

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas palavras que quando falamos parecem ser de uma maneira, mas na hora de escrever são de outra. E isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso, por exemplo, das expressões dezesseis ou dezasseis.

Apenas uma delas está correta segundo a norma culta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual a expressão correta entre dezesseis ou dezasseis, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre dezesseis ou dezasseis?

O correto entre dezesseis ou dezasseis é a primeira, segundo a norma culta da Língua Portuguesa BRASILEIRA, é a primeira alternativa, com E na segunda sílaba.

A expressão dezasseis até existe, mas ela é utilizada apenas em países que utilizam o Português de PORTUGAL, também conhecido como EUROPEU.

A expressão dezesseis deve ser utilizada sempre que você quiser indicar o número 16, composto pelos algoritmos 1 e 6.

Exemplos de utilizados da expressão dezesseis

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Eu tenho dezesseis reais para almoçar;
  • Faltam dezesseis minutos para o evento começar;
  • Ele tem dezesseis anos, já sabe o que faz.

Quando usar a letra z?

Uma das dúvidas mais comuns entre os brasileiros é quando usar a leta Z em uma palavra. Entre as situações onde essa letra deve ser usada estão:

  • Verbos formados por sufixo IZAR, tal como MOBILIZAR;
  • Sufixos que formam diminutivos e aumentativos, como PAIZÃO;
  • No sufixo TRIZ como constituidor de femininos, por exemplo IMPERATRIZ.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu qual é o correto entre dezesseis ou dezasseis? Confira abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, passe a usar aplicativos de vocabulário no seu smartphone. Com eles, você poderá conhecer uma nova gama de palavras diariamente. Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você releia os seus livros do Ensino Fundamental e Médio. É muito comum que a gente se esqueça de vários aprendizados ao longo do tempo. Ao reler esses materiais, vai ser mais fácil relembrar de tudo isso.

Mais uma recomendação é que você evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais. Isso porque, ela é repleta de expressões, gírias e abreviações que não são aceitas pela norma culta, como “VC”, “TB” e “PAS”. Logo, use ela apenas em ambientes digitais informais.

Agora que você já sabe qual o correto entre dezesseis ou dezasseis, não deixe de continuar a ampliar os seus conhecimentos. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *