Dezanove ou dezenove

 

Na nossa Língua Portuguesa é comum encontrar expressões que são faladas parecem de uma forma, mas, na hora de escrever, são de outra. E isso acaba gerando muita confusão nas pessoas. É o caso das expressões dezanove ou dezenove.

Apenas uma delas está correta segundo a Língua Portuguesa BRASILEIRA e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender a forma correta entre dezanove ou dezenove, e ainda ver uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Mas afinal de contas, qual o correto entre dezanove ou dezenove?

O correto entre dezanove e dezenove, segundo a norma culta da Língua Portuguesa brasileira, é a segunda alternativa, DEZENOVE.

A expressão dezanove é usada apenas em países que utilizam o Português de Portugal, também conhecido como Português Europeu.

A palavra dezenove deve ser usada sempre que você quiser indicar o numeral 19, composto pelos números 1 e 9.

Exemplos de uso da expressão dezenove

  • Você pode me emprestar dezenove reais? Te devolvo amanhã;
  • Ainda faltam dezenove sessões de fisioterapia;
  • Eu quero dezenove cópias dessa apostila, por favor

Quando usar a letra Z?

Sem sombra de dúvidas muitos brasileiros ficam confusos em relação ao uso da letra Z. Por isso, vamos mostrar abaixo algumas situações onde a letra deve ser usada:

  • Em substantivos abstratos a partir de adjetivos que terminem em EZA e EZ, tais como sensatez e moleza;
  • Em sufixos formador de femininos, tais como embaixatriz;
  • No caso de verbos terminados pelo sufixo IZAR, caso a palavra primitiva não tenha S, como economizar;

Dicas para melhorar os seus conhecimentos

Agora que você já sabe qual o correta entre dezanove ou dezenove, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira

A primeira recomendação é que você deixe de usar corretores automáticos. Isso porque eles só prejudicam o seu aprendizado, uma vez que corrigem expressões sem dar qualquer justificativa.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, prefira usar apps de vocabulário, como o VOLP, da Academia Brasileira de Letras. Com eles, será mais fácil conhecer novas expressões do nosso idioma.

Outra dica é que você passe a ler conteúdos que utilizem a norma culta, como revistas, jornais e artigos científicos. Isso porque, através deles você poderá ver todas as regras sendo colocadas em prática.

Caso você tenha alguma dificuldade em memorizar alguma norma, você também pode escrever a regra 10 vezes em uma folha de papel. Esse simples exercício auxilia diretamente o cérebro na memorização e aprendizado.

Agora que você já sabe qual o correto entre dezanove ou dezenove, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida em relação a nossa Língua Portuguesa? Então aproveita para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *