Despercebido ou desapercebido

Uma das coisas que torna a Língua Portuguesa tão complexa é o fato dela ter várias expressões que tem grafias parecidas, mas significados e aplicações distintas. É o caso de despercebido ou desapercebido.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma, mas, devem ser usadas em momentos específicos.

Nesse artigo, além de aprender o correto entre despercebido ou desapercebido, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!!

Afinal de contas como usar despercebido ou desapercebido corretamente?

As duas palavras despercebido ou desapercebido existem dentro da Língua Portuguesa e são reconhecidas pela Academia Brasileira de Letras. Contudo, elas têm significados diferentes e aplicações distintas.

No caso de despercebido é um adjetivo, ele deve ser usado para indicar quando alguém ou algo não chamou a atenção ou não foi notado. Essa expressão também pode indicar uma pessoa que é distraída.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O erro passou despercebido por todos;
  • O aluno passou despercebido pela diretoria;
  • Esse detalho nos passou despercebido.

Já a palavra desapercebido indica alguma coisa ou alguém que não está preparado, que está desprovido de algo. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Estou desapercebido sobre essa situação;
  • Fulano está totalmente desapercebido para assumir o novo cargo;
  • O aluno está desapercebido sobre o conteúdo da prova.

As expressões despercebido ou desapercebido são formadas a partir de derivações prefixais. Ou seja, são palavras que são adicionadas a um verbo já existente.

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre despercebido ou desapercebido, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Para começar, deixe de lado os corretores ortográficos. Esse tipo de recurso mais atrapalha do que ajuda no aprendizado.

Isso porque você não aprende realmente o porquê da correção. Além disso, essas ferramentas só levam em conta cada palavra, e não a frase como um todo.

Outra dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ter um app de vocabulário no seu smartphone. Dessa forma, você poderá descobrir e usar novas palavras todos os dias.

Particularmente nós indicamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Ele contém todas as expressões que são aceitas pela entidade.

Mais uma forma de você aperfeiçoar seus conhecimentos é ler bastante. Principalmente artigos e revistas cientificas. Isso porque, além de usarem a Norma Culta, esses conteúdos também seguem as normas ABNT, que são igualmente importantes no dia a dia.

Por fim, não pare no despercebido ou desapercebido. Continue sempre retirar suas dúvidas fazendo exatamente o que fez agora.

Tem mais alguma dúvida sobre a Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *