Descutir ou discutir

Quem nunca caiu em uma pegadinha da língua portuguesa que atire a primeira pedra!!! Nosso idioma é realmente repleto de armadilhas que podem pegar até mesmo as pessoas com mais conhecimento sobre o assunto. Além disso, existem certas grafias de palavras que confundem muita gente por serem extremamente parecidas, é o caso de Descutir ou Discutir.

Esses dois termos causam muita dúvida em relação a grafia. E muita gente pensa que ambos estão corretos, o que não é verdade.

Apenas uma dessas palavras existe e está com a grafia correta, e você irá descobrir nesse post.

Descutir ou Discutir, qual o jeito certo de escrever?

Vamos lá, nesse post vamos mostrar se Descutir ou Discutir está correto. Antes de mais nada, é importante ressaltar que sim, apenas uma letra faz toda diferença. Com o advento da internet, criou-se a ilusão de que é possível escrever errado sem problema.

Isso porque várias palavras foram sendo “adaptas” para a dinâmica da web. Contudo, é preciso cautela, pois, o uso frequente de termos errados acaba criando o hábito de sempre usar essas palavras, que não estão corretas.
Tendo em mente isso vamos ao que interessa.

A grafia correta quando o assunto é Descutir ou Discutir é a segunda alternativa, ou seja, Discutir, com a letra “I” na primeira sílaba. Não existe Descutir, com “E” na primeira sílaba.

O que significa Discutir?

A palavra discutir é um verbo utilizado para se referir ao ato de debater alguma coisa, pontos de vista, ideias, opiniões entre outros. Ela também é um sinônimo de briga, justamente por fazer alusão ao debate.

Ela também é sinônimo de outras palavras, tais como: questionar, discorrer, contestar, conversar de maneira acirrada entre outras. Veja abaixo alguns exemplos da aplicação dessa palavra:

  • Se vocês não pararem de discutir agora, vou chamar a mãe de vocês
  • Eles vão discutir mais uma vez
  • Não dá mais para discutir na web
  • É melhor pararmos de discutir

Como você pode observar acima, essa palavra sempre está associada ao debate, a duas opiniões sendo debatidas.

E o descurtir?

Antes de encerrar esse post, vamos abordar uma palavra que não existe no dicionário brasileiro, mas, que também surgiu e se popularizou por causa da web, descurtir.

Ela não tem nada a ver com Discutir, com o ato de debates. Na verdade, ela está diretamente liga as redes sociais, pois, diz respeito ao ano de você não curtir mais alguém ou algum conteúdo.

Então não faça confusão. Essa é uma daquelas palavras de uso para a dinâmica da web.

É importante ressaltar aqui que é preciso tomar cuidado ao mesclar a linguagem da internet com a língua portuguesa formal. Isso porque, existem uma série de termos que só são aplicados na web.

O ideal é que, assim como você buscou informação sobre Descutir ou Discutir, sempre que surgir alguma dúvida, você se informe sobre o jeito certo, segundo a língua portuguesa.

Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida sobre os termos? Então aproveite e deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *