Deixe me ver ou Deixe eu ver

Na Nossa Língua Portuguesa, existem os chamados pronomes pessoais que acabam deixando muita gente confusa. Isso porque, em alguns se usa EU e em outros ME, o que acaba gerando dúvida. É o caso das expressões Deixe me ver ou Deixe eu ver.

Apenas uma delas está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual o correto entre Deixe me ver ou Deixe eu ver, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre Deixe me ver ou Deixe eu ver?

O correto entre Deixe me ver ou Deixe eu ver é a primeira alternativa, com ME.

Normalmente pronomes pessoais retos como eu, tu e ele costumam ser sujeitos. Por conta disse eles são usados em expressões como tu fazeres, eles fazem e etc.

Contudo, esse é um caso bem específico. Isso porque o infinitivo é o complemento do verbo de dar ordem, no caso, DEIXAR, não se usa o pronome reto EU, mas sim ME.

Por isso o correto é deixe-me ver

Exemplos de utilização de deixe me ver

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão deixe me ver:

  • Deixe me ver se ainda tenho dinheiro sobrando;
  • Deixe me ver esse machucado;
  • Deixe me ver se o senhor tem reserva no nosso restaurante

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo da forma correta entre Deixe me ver ou Deixe eu ver, não deixe de conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de usar corretores automáticos, eles só prejudicam o seu conhecimento. Isso porque eles corrigem expressões sem dar qualquer tipo de explicação. Dessa forma você não aprende de verdade.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, nós recomendados que você use aplicativos de vocabulário. Com eles será possível aprender uma série de novas expressões. Uma boa alternativa é o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Ela é repleta de gírias, expressões e abreviações que não são aceitas pela norma culta.

E dependendo do ambiente onde você usá-la, poderá ter problemas. Logo, deixe a linguagem web apenas para ambientes digitais informais.

Mais uma das dicas é que você passe a ler conteúdo que usem a norma culta, tais como revistas, artigos científicos e jornais!

Agora que você já sabe o correto entre Deixe me ver ou Deixe eu ver, não deixe de continuar a buscar conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite então para deixa-la nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *