Degraus ou degrais

Na nossa Língua Portuguesa, uma das dúvidas mais comuns é em relação ao plural de determinadas palavras. Isso porque, existem algumas variações que acabam causando confusão. É o caso de degraus ou degrais.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Nesse artigo, além de aprender qual o correto entre degraus ou degrais, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas, qual o plural de degrau? Degraus ou degrais?

O correto entre degraus ou degrais é a primeira alternativa, com US no final. A expressão degrais está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A palavra degraus é utilizada para indicar a parte horizontal das escadas. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Essa escadaria tem mais de 300 degraus;
  • Você precisa consertar os degraus dessa escada antes que alguém caia;
  • Peça para a diarista limpar os degraus da escada.

Mas afinal, porque o correto entre degraus ou degrais é a primeira alternativa? Segundo a nossa Língua Portuguesa, os substantivos que terminam com o ditongo AU, no plural só têm o acréscimo de AUS.

Muita gente confunde essa regra com a de palavras terminadas em AL, que acabam tendo o L substituído por I e o acréscimo de S. Mas o correto é AUS. Confira abaixo outras expressões no plural que seguem essa regra:

  • Maus;
  • Bacalhaus;
  • Mingaus;

O truque para não se confundir é sempre lembrar dessa simples regrinha da Língua Portuguesa.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre degraus ou degrais, vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, tenha no seu celular um app de vocabulário. Com esse tipo de ferramenta você conseguirá aprender novas palavras no seu dia a dia, de forma simples e prática.

Nós indicamos o VOP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele você poderá encontrar todas as expressões aceitas pela entidade.

A segunda dica para melhorar os seus conhecimentos sobre nosso idioma é ler bastante. O ideal é que você leia conteúdos que utilizem a norma culta, como artigos e revistas científicas.

Assim, você verá as regras sendo aplicadas, o que facilitará a memorização.

Outra dica que pode te ajudar é escrever bastante. Esse é um ótimo exercício para o cérebro, que treina diferentes habilidades, desde raciocínio lógico até argumentação.

O indicado é escrever ao menos uma redação dissertativa argumentativa por semana.

Nós também recomendamos que você não use corretores automáticos. Isso porque eles só atrapalham o aprendizado, pois não ensinam nada.

Por fim, não pare no degraus ou degrais, continue a buscar conhecimento!

Tem mais alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *