Dá ou Dar

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum encontramos palavras parecidas em som e grafia, mas que possuem aplicações diferentes. E isso acaba confundindo muita gente. É o caso das expressões Dá ou Dar.

As duas existem dentro do nosso idioma, mas, devem ser usadas de maneiras diferentes.

Nesse post, além de aprender como usar as expressões Dá ou Dar, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimento sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, como usar Dá ou Dar de forma correta?

As expressões Dá ou Dar estão corretas e podem ser usadas. Contudo, em momentos distintos.

Dá, é a forma conjugada do verbo dar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Essa palavra deve ser usada para indicar uma ação que está ocorrendo no momento exato em que ela está sendo narrada.

Já dar é um verbo infinitivo. Ele deve ser usado quando a frase não tiver um sujeito e quando o verbo tiver regência de uma preposição.

Exemplos de utilização da expressão DÁ

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão dá:

  • Ela dá aulas de pianos;
  • Dá agora essa chave para mim!
  • Não dá mais para aguentar essa situação.

Exemplos de utilização da expressão DAR

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão DAR:

  • Eu posso dar um biscoito para o cachorro?
  • Vou dar uma festa no final de semana e você está convidado;
  • Não vou dar mais nenhum centavo para o meu filho;

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como é fácil usar Dá ou Dar? Aproveite para conferir abaixo algumas dicas para melhorar o seu Português.

A primeira recomendação é que você leia conteúdos que usem a norma culta, tais como livros, revistas e jornais. Com eles, será mais fácil entender a aplicação de regras do nosso idioma.

Mais uma dica é escrever usando a norma culta. A escrita é uma das melhores aliadas do aprendizado.

O ideal é escrever ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Dessa forma, além de treinar o seu Português, também será possível desenvolver a capacidade de argumentação.

Outra dica é utilizar aplicativos de vocabulário. Com eles, será possível conhecer uma série de novas palavras todos os dias e seus significados.

Nós recomendados o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Ele possui todas as palavras da norma culta cadastradas, o que irá ajudar e muito no seu processo de aprendizado.

Agora que você já sabe como usar Dá ou Dar corretamente, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixar ela nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *