Currículo ou curriculum

A nossa Língua Portuguesa é repleta de palavras que são parecidas, significam a mesma coisa, mas, que usabilidades diferentes. São mais ou menos indicadas. É o caso de currículo ou curriculum.

As duas expressões existem no nosso idioma, mas, uma delas é mais recomendada pelos linguistas.

Neste post, além de aprender como usar currículo ou curriculum, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas, como usar as expressões currículo ou curriculum?

As expressões currículo ou curriculum existem na nossa Língua Portuguesa. No caso a primeira é uma versão aportuguesada do estrangeirismo curriculum vitae.

Essas expressões tem a função de indicar um documento que tenha os dados pessoas de alguém que queira se candidatar a uma vaga de emprego, juntamente com informações acadêmicas e profissionais.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessas expressões:

  • Você pode encontrar vários modelos de curriculum vitae na internet;
  • Um bom currículo precisa ser estruturado;
  • Evitar o curriculum vitae para o seguinte e-mail;
  • Preciso atualizar o meu currículo.

Segundo muitos linguistas, apesar de currículo ou curriculum existirem no nosso idioma, a expressão mais indicada é a primeira. Justamente para o português ser valorizado.

Além disso, é importante deixar que claro que a palavra currículo também pode indicar matérias de um curso, uma programação ou um cronograma de disciplinas.

Outra orientação é que, caso você use a expressão curriculum vitae em algum documento, ela precisa ser colocada em itálico, por se tratar de uma expressão do latim. Você também não deve misturar as expressões, escrevendo, por exemplo, currículo vitae.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar currículo ou curriculum corretamente, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, baixe um app de vocabulário no seu smartphone. Ele será de grande ajuda no seu dia a dia. Através dele você poderá aprender novas palavras diariamente.

Nós recomendados o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras!

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos é reler os seus livros de Português. Ao longo dos anos é normal que a gente se esqueça de uma série de normas e regras da Norma Culta. Ao reler esses conteúdos, será mais fácil lembrar de tudo.

Mais uma recomendação é que você deixe a linguagem web apenas para conversas informais na internet. Ela é repleta de termos que não são aceitos pela Norma Culta, o que poderá gerar confusão.

Usar gírias ou abreviações em entrevistas de emprego, por exemplo, não é adequado. Afinal de contas essa é uma ocasião formal que exige o uso da Norma Culta.

Por fim, não pare no currículo ou curriculum. Continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *