Cota ou quota

Na nossa Língua Portuguesa é comum encontrar expressões diferentes que tem a mesma função. Por conta disso muita gente acaba fazendo confusão na hora de falar e escrever essas palavras. É o caso de cota ou quota.

As duas expressões existem dentro da Língua Portuguesa e podem ser usadas no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender como usar as expressões cota ou quota, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas como usas as expressões cota ou quota?

As duas expressões cota ou quota, estão corretas. Elas devem ser utilizadas para indicar uma porção, parcela ou quinhão de alguma coisa.

Elas também podem ser utilizadas para indicar uma marca, cifra ou sinal em um texto, mapa ou desenho. Elas ainda são sinônimas das expressões cota-parte e quota-parte.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessas expressões:

  • Você já teve sua cota de chatices hoje;
  • A sua quota foi sorteada na assembleia do consórcio;
  • Será necessário investir R$ 5 mil para adquirir mais uma cota;
  • A nova quota vai sair bem mais cara que a anterior.

As expressões cota ou quota derivam da palavra de origem latina quota. Apesar de ambas estarem corretas, a mais indicada a ser usada no seu dia a dia é a primeira, cota.

Isso acontece porque ela é a versão aportuguesada da expressão latina. E dentro da Língua Portuguesa os linguistas sempre ressaltam que o ideal é dar preferência por expressões que estão de acordo com as nossas regras.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar cota ou quota corretamente, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de lado os corretores automáticos, eles só atrapalham o seu aprendizado. Isso porque eles corrigem as expressões, mas, sem dizer o porquê.

Dessa forma você não aprende realmente porque determinadas palavras estão corretas ou incorretas.

Ao invés de usar esse tipo de ferramenta, prefira os aplicativos de vocabulário. Eles são grandes aliados do aprendizado pois permitem que você conheça novas expressões.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler com mais frequência. Principalmente conteúdos que utilizem a norma culta. É através deles que será possível ver as regras do nosso idioma sendo colocadas em prática.

Outro excelente exercício de aprendizagem é a escrita. Através dela você poderá trabalhar não só a sua memorização, mas, também, a sua capacidade de colocar os conhecimentos obtidos em prática.

Por fim, não pare no cota ou quota. Continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *