Costas ou costa

Na nossa Língua Portuguesa existem várias expressões com grafias e sons parecidos, mas significados e aplicações diferentes. e isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso das expressões costas e costa.

As duas estão corretas e podem ser usadas no seu dia a dia, mas em situações distintas.

Neste post, além de aprender como usar as expressões costas e costa corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas como usar costas e costa de forma correta?

Apesar das palavras costas e costa existirem dentro do nosso idioma, é preciso entender a diferença entre elas no significado e aplicação.

A expressão costa, que é conjugada no singular, é utilizada para indicar ao litoral ou borda do mar. Ou seja, a parte de terra que fica em contato com a água.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • A costa brasileira está cada vez mais poluída;
  • Andar pela costa ajuda a espairecei a mente;
  • A costa do Brasil está sendo prejudicada pela falta de preocupação com o meio-ambiente.

Já a expressão costas, conjugada no plural, é utilizada para indicar a parte posterior de humanos e animais. Ela também é usada para indicar a parte posterior de objetos.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Sempre tive muita dor nas costas;
  • Pode pendurar o seu casaco nas costas da cadeira;
  • Mantenha a postura correta para não gerar dor nas costas;

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você viu como usar as expressões costas e costa corretamente, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Primeiramente, deixe de lado os corretores automáticos. Eles são prejudicais para a sua saúde, uma vez que só corrigem as expressões, sem explicar o porquê.

Com isso você acaba não aprendendo as normas e regras do nosso idioma.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, o ideal é ter apps de vocabulário no seu smartphone. Dessa forma, você poderá fazer consultas rápidas e também conhecer novas palavras.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é reler os seus livros do Ensino Fundamental e Médio. Eles te ajudarão a relembrar de vários aprendizados que é comum esquecer ao longo do tempo.

Para potencializar ainda mais o seu aprendizado, escreva as principais regras e normas que você sentir dificuldade de compreender. Quando você escreve acaba exercitando o seu cérebro, ajudando ele tanto na compreensão como na memorização das lições.

Por fim, não pare no costas e costa. Continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *