Conecção ou conexão

Na nossa Língua Portuguesa, muitas palavras são escritas de forma diferente de como são faladas, e por conta disso muita gente acaba fazendo confusão. É o caso de conecção ou conexão.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual o correto entre conecção ou conexão, você também verá algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas qual o correto, conecção ou conexão?

O correto entre conecção ou conexão é a segunda opção, com X. A palavra conecção está incorreta e não deve ser usada.

A expressão conexão é um substantivo feminino. Ela é utilizada para indicar qualquer tipo de ligação. Também pode ser usada para indicar coerência ou afinidade.

No Brasil, ela também é muito usada para indicar os pontos de troca de transportes em uma viagem. Ainda é usada para indicar a comunicação feita entre computadores para a transmissão de dados, através da rede de internet.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da palavra conexão:

  • A nossa conexão mental é incrível, sempre pensamos nas mesmas ideias;
  • Cuidado para não perder sua conexão em São Paulo;
  • A conexão com a internet está muito instável por causa da chuva;
  • Você precisa de uma peça específica para fazer a conexão desses tubos.

A palavra conexão deve ser escrita com X, pois, tem origem na palavra do latim connexionis. Muita gente faz confusão com ela, pois, a pronúncia passa a sensação de que há um CÇ.

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você sabe qual o correto entre conecção ou conexão, vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Para começar, um hábito que você deve adotar na sua rotina é o de ler mais. A leitura é um excelente exercício para o cérebro.

O ideal é que você leia conteúdos científicos ou outros que usem a norma culta. Assim será mais fácil memorizar a aplicação das regras.

Outra dica que pode te ajudar é deixar os corretores automáticos de lado. Isso porque eles acabam prejudicando o seu aprendizado, uma vez que não ensinam realmente o porquê as palavras estão sendo corrigidas.

Ao invés desse tipo de ferramenta, prefira usar apps de vocabulário. Com eles você poderá conhecer novas expressões todos os dias.

Nós indicamos o VOLP que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Com ele você conhecerá todas as palavras aceitas pela entidade.

Mais uma dica que você deve colocar em prática é o de escrever sempre. Isso também irá exercitar o cérebro.

Por fim, não pare no conecção ou conexão. Continue sempre a buscar conhecimento.

Tem mais alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *