Comadre ou cumadre

No nosso idioma existe a chamada linguagem popular. Ela é usada diariamente de modo informal, mas, acaba gerando confusão pois várias expressões dela não estão corretas segundo a Norma Culta. Por isso muita gente faz confusão com algumas palavras. É o caso de comadre ou cumadre.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de saber o correto entre comadre ou cumadre, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual a forma correta, comadre ou cumadre?

O correto entre comadre ou cumadre é a primeira alternativa. A expressão cumadre com U está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

A palavra comadre é um substantivo feminino. Ela é utilizada para indicar a relação entre a madrinha de uma pessoa é a mãe dela.

Ela também existe no gênero masculino, compadre. Ela ainda pode ser utilizada para indicar uma amiga de longa data, uma vizinha ou uma companheira.

Essa expressão ainda pode ter um sentindo pejorativo e ser usada para indicar uma mulher fofoqueira ou curiosa.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • A minha comadre me contou que uma família nova mudou para o bairro;
  • Essa é minha comadre há anos;
  • Minha comadre me passou essa simpatia.

A expressão comadre tem origem na palavra latina commater. Por conta disso que ela precisa ser escrita com a letra O e não com a letra U.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre comadre ou cumadre nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira delas é que você deixe de usar os corretores automáticos. Eles só tendem a prejudicar o seu aprendizado, uma vez que corrigem expressões sem mostrar o porquê.

Ao invés desse tipo de ferramenta, procure usar um app de vocabulário. Com esse recurso será possível aprender novas palavras todos os dias.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra recomendação que pode te ajudar é que você leia mais conteúdos que utilizem a norma culta, tais como revistas e livros. A leitura é um excelente exercício para o cérebro.

Outro hábito que você deve criar é o de escrever frequentemente. A escrita ajuda principalmente na questão de memorização de regras, pois, você acaba colocando elas em prática.

O ideal é que você escreva ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Assim será possível exercitar o Português e a habilidade de argumentação.

Por fim, não pare no comadre ou cumadre. Continue sempre procurando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveita para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *