Coalisão ou coalizão

Na nossa Língua Portuguesa existem muitas letras que em alguns casos ficam com o mesmo som, como Z e S. Por conta disso, muita gente acaba fazendo confusão na hora de escrever determinadas expressões, é o caso de coalisão ou coalizão.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre coalisão ou coalizão, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual o correto, coalisão ou coalizão?

O correto entre coalisão ou coalizão é a segunda opção, cm a letra Z. A palavra coalisão com a letra S está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A expressão coalizão é um substantivo comum feminino. Você deve usá-la sempre que quiser se referir a união de dois partidos, empresas, nações ou governos que tem algum objetivo em comum.

Ela também pode ser usada como sinônimo para uma série de palavras, tais como pacto, acordo e associação. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Os CEO das empresas se reuniram esse final de semana para discutir os termos da coalizão;
  • Os partidos menores estão organizando uma coalizão para conseguir mais espaço na política nacional;
  • A coalizão das empresas foi anunciada pelo CEO.

A grafia dessa palavra utiliza Z porque ela tem origem na expressão francesa coalition. Segundo a Língua Portuguesa, expressões estrangeiras terminada tione devem terminar em zão.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre coalisão ou coalizão, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira dica é que você deixe de lado os corretores automáticos pois eles não agregam em nada no seu aprendizado. Eles corrigem as expressões sem dar qualquer justifica, ou seja, você não aprende realmente.

Ao invés de usar esse tipo de recurso prefira usar apps de vocabulário. Com eles será possível conhecer palavras novas todos os dias.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você passe a ler com mais frequência, conteúdos que usam a norma culta. Livros, revistas e artigos científicos te ajudarão a ver a aplicação das regras da norma culta.

Escrever também é uma das nossas dicas. A escrita é um dos melhores exercícios para o cérebro, principalmente para a memorização.

Tente escrever ao menos uma redação por semana para exercitar seus conhecimentos e capacidade de argumentação.

Por fim, não pare no coalisão ou coalizão, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite então para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *