Chego ou chegado

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum que as pessoas se confundam na hora de conjugar determinados verbos, por conta do uso como particípio. É o caso de chego ou chegado.

Os dois estão corretos, mas, apenas um deles deve ser usado como particípio.

Nesse artigo, além de aprender como usar chego ou chegado corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Mas afinal de contas, quando usar as expressões chego ou chegado?

As expressões chego ou chegado estão corretas. Contudo, elas devem ser usadas de forma diferentes.

Chegado pode ser usado como particípio. Logo, é permitido formar locuções verbais e de tempos verbais compostos. Ou seja, que demonstram uma ação em diferentes tempos.

Já chego não deve ser usado como particípio. Na verdade, ele só pode ser usado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, ou seja, EU CHEGO.

Exemplos de utilização da expressão chego

  • Eu sempre chego na hora certa;
  • Eu sempre chego antes de você em casa;
  • Eu chego ainda hoje em casa.

Exemplos de utilização da expressão chegado

  • Você tem chegado muito cedo no trabalho;
  • Eu teria chegado mais rápido, se não fosse o ônibus atrasar;
  • Você teria chegado a tempo, se tivesse acordado mais cedo.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo como usar chego ou chegado corretamente, não deixe de conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você deixe de usar os famosos corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado.

Isso porque, eles corrigem expressões sem dar qualquer tipo de justificativa. Por conta disso, você não aprende realmente a regra de correção.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, prefira os aplicativos de vocabulário. Eles sim são de grande ajuda, uma vez que permitem que você aprenda novas palavras e seus significados.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você releia os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. É muito comum que a gente esqueça uma série de aprendizados, com o passar do tempo, é através desses conteúdos será possível relembrar deles.

Além disso, também é indicado que você passe a escrever usando a norma culta. A escrita é uma das melhores aliadas do aprendizado.

Inclusive, sempre que você tiver dificuldade em memorizar uma regra, escreva ela ao menos dez vezes em uma folha de papel. Isso vai ajudar na memorização.

Agora que você já sabe como usar chego ou chegado corretamente, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *