Capsioso ou capcioso

Na Língua Portuguesa existem várias letras que em determinadas situações ficam com o mesmo som. Por conta disso na hora de escrever muitas pessoas fazem confusão em relação a grafia correta de determinadas expressões, é o caso de capsioso ou capcioso.

Apenas uma delas está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre capsioso ou capcioso, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler esse post até o final.

Afinal de contas qual o correto entre capsioso ou capcioso?

O correto entre capsioso ou capcioso é a segunda alternativa, com a letra C na terceira sílaba. A expressão capsioso com a letra S na terceira sílaba está incorreta e por isso não deve ser usada.

A palavra capcioso é um adjetivo. Você deve usá-la sempre que quiser indicar algo ou alguém que tem como objetivo enganar alguém ou induzir essa pessoa ao erro.

Ela também pode ser utilizada como sinônimo para várias expressões, tais como: ardiloso, enganoso, astucioso, caviloso, insidioso e argucioso.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra:

  • Esse político tem um discurso muito capcioso;
  • Esse aluno é muito capcioso, cuidado para ele não te enganar;
  • O diretor da empresa teve um comportamento capcioso que desagradou toda a equipe.

A expressão capcioso é originária da palavra latina captiosus.  Por conta disso ela deve ser escrita com a letra C na terceira sílaba e não com a letra S como muita gente acredita.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe qual o correto entre as expressões capsioso ou capcioso, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você deixe de lado os corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado deixando o seu cérebro preguiçoso.

Ao invés de usar esse tipo de recurso prefira os apps de vocabulário. Eles sim te ajudarão a ampliar o conhecimento através de novas palavras diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra recomendação é que você releia os seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. Eles te ajudarão a relembrar de regras e normas que é comum e esquecermos ao longo dos anos.

Durante esse processo de leitura desses conteúdos, sempre que sentir dificuldade de assimilar ou memorizar uma regra, escreva ela dez vezes em uma folha. Esse exercício de escrita irá estimular diretamente o seu cérebro, fazendo que ele assimile a informação com mais facilidade.

Por fim, não pare no capsioso ou capcioso, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *