Caçar ou cassar

Na nossa Língua Portuguesa existem muitas palavras que tem grafias e sons parecidos, mas, significados e aplicações totalmente distintos. E isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso de caçar ou cassar.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma e podem ser usadas, mas, em situações específicas.

Neste post, além de aprender como usar as palavras caçar ou cassar corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Afinal de contas como usar caçar ou cassar de forma correta?

As expressões caçar ou cassar e existem dentro do nosso idioma. Contudo, elas devem ser usadas de maneiras diferentes.

A palavra caçar com Ç é um verbo utilizado para indicar a prática de perseguir e capturar animais, ou, o ato de procurar e prender alguém. Ela também é constantemente utilizada para indicar o ato de procurar insistentemente.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O Leão afora caçar a sua presa;
  • Não há como caçar sem ter os equipamentos necessários;
  • Hoje vou sair e caçar um emprego.

Já a palavra cassar com duplo S é um verbo utilizado para indicar o ato de invalidar, impedir ou anular alguma coisa. Ela também pode ser usada para indicar o ato de apreender algo.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O Governo do Estado afirmou que irá cassar o mandato de vários deputados;
  • Se você não se cuidar, o Detran vai cassar a sua carteira;
  • A polícia deu ordem de cassar o infrator.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar as expressões caçar ou cassar corretamente, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de usar corretores automáticos em smartphones e computadores. Eles não ajudam em nada no seu aprendizado. Pelo contrário, acabam atrapalhando.

Ao invés de usar esse tipo de ferramenta, procure ter aplicativos de vocabulário. Com eles você poderá aprender novas palavras todos os dias.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele você vai conferir todas as expressões aceitas pela entidade.

A segunda dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler conteúdos que usem a norma culta, como revistas e artigos científicos. Eles irão te ajudar no processo de aprendizado, uma vez que será possível visualizar a aplicação das regras do nosso idioma.

Para complementar, você também deve escrever o que estiver aprendendo. A escrita é um dos melhores exercícios para o nosso cérebro, principalmente para a parte de compreensão e memorização.

Por fim, não pare no caçar ou cassar. Continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *