Cabeleireiro ou cabelereiro

Na nossa Língua Portuguesa existem muitas palavras que ao serem faladas parecem ser escritas de uma forma, mas, na verdade são de outra, gerando muita confusão. É o caso de cabeleireiro ou cabelereiro.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual o correto entre cabeleireiro ou cabelereiro, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas qual o correto cabeleireiro ou cabelereiro?

O correto entre cabeleireiro ou cabelereiro é a primeira alternativa. A expressão cabelereiro está incorreta e por isso não deve ser usada.

A palavra cabeleireiro é um substantivo masculino. Ele pode ser utilizado tanto para indicar o profissional responsável por cortar, pintar e pentear os cabelos, como, também, o estabelecimento comercial onde ele trabalha.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Não posso deixar de ir ao cabeleireiro essa semana;
  • Abriu um novo cabeleireiro na cidade;
  • Meu filho fez um curso de cabeleireiro e se forma hoje.

A expressão cabeleireiro é uma derivação sufixal. Isso quer dizer que um sufixo foi acrescentado a uma palavra que já existia, formando uma nova expressão.

Nesse caso o sufixo eiro foi adicionado a palavra cabeleira.

Dentro da Língua Portuguesa o sufixo eiró sempre é utilizando quando desejamos indicar alguma ocupação. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Barbeiro;
  • Costureiro;
  • Coveiro;
  • Engenheiro;
  • Cozinheiro;

Mas afinal de contas porque tanta gente confunde cabeleireiro ou cabelereiro? Basicamente é porque a expressão correta por dois ditongos que ficam bem próximos. Por conta disso tanta gente tem dificuldade  de pronunciar a expressão corretamente.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre cabeleireiro ou cabelereiro, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira delas é baixar um app de vocabulário no seu smartphone. Esse tipo de ferramenta é muito útil, pois, através dela será possível conhecer uma série de novas palavras.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler mais conteúdos que usem a norma culta. Esses conteúdos irão ajudar e muito na parte de memorização.

Você também pode começar a escrever mais. A escrita é um excelente exercício para o cérebro.

O ideal é que você escreva ao menos uma redação por semana. Dessa forma, será possível estimular cada vez mais o seu aprendizado, bem como sua capacidade de organização de ideias.

E escreva sempre usando a norma culta. Tenha em mente que ela é exigida em momentos importantes como provas, concursos públicos e entrevistas de emprego.

Por fim, não pare no cabeleireiro ou cabelereiro. Continue sempre buscando por mais conhecimento!

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *