Bufê, buffet ou bife

Na nossa Língua Portuguesa, é comum encontrar palavras que são derivadas de expressões estrangeiras, e isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso de bufê, buffet ou bife.

Apenas uma dessas expressões está correta dentro do nosso idioma.

Nesse post, além de aprender o correto entre bufê, buffet ou bife, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual o correto bufê, buffet ou bife?

O correto entre bufê, buffet ou bife é a primeira alternativa. Bife está incorreta e não deve ser usado no seu dia a dia. E a expressão buffet é a original em francês.

A palavra bufê é um substantivo masculino. Ele realmente é derivado é da expressão buffet, que é francesa. Ou seja, é um estrangeirismo.

Ela é utilizada para indicar o serviço de oferece bebidas e comidas em eventos, festas, celebrações e reuniões. Ela também pode ser utilizada para indicar estabelecimento onde alimentos e bebidas são servidos.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O bufê de casamento ligou  para confirmar o cardápio;
  • Vamos almoçar naquele bufê de frutos do mar;
  • Eu quero contratar um bufê de luxo para minha festa de formatura.

O estrangeirismo nada mais é do que a inclusão de palavras estrangeiras no nosso idioma. Sejam elas na escrita original ou aportuguesadas.

No caso bufê é uma adaptação de buffet. Existem outras expressões que também passaram por esse processo de adaptação, tais como:

  • Batom;
  • Abajur;
  • Boxe;
  • Chique;

Também há palavras que foram integradas ao nosso idioma no formato original, tais como:

  • Shopping;
  • Delivery;

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre bufê, buffet ou bife, vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira.

Nossa primeira dica é que você deixe de lado os corretores automáticos. Isso porque, eles não agregam em nada no seu aprendizado, já que não mostram realmente o porquê as palavras são corrigidas.

E isso acaba viciando o seu cérebro a não associar as formas corretas.

Mais uma das dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler bastante, principalmente livros, revistas e artigos científicos. Todos esses conteúdos utilizam a norma culta, que é a exigida em momentos como provas, concursos públicos e entrevistas de emprego.

Outro hábito que deve fazer parte da sua rotina é o de escrever. A escrita também é um excelente exercício para o cérebro, uma vez que utiliza diferentes habilidades.

Experimente escrever uma redação dissertativa argumentativa por semana. Você verá como a memorização de regras será mais fácil, e você ainda vai adquirir experiência em assuntos gerais.

Por fim não pare no bufê, buffet ou bife, continue a buscar conhecimentos.

Tem mais alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *