Ascensão ou ascenção

A Língua Portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo por vários fatores. Entre eles os sons iguais que algumas palavras têm. Muitas pessoas acabam fazendo confusão com algumas expressões por conta disso. É o caso de ascensão ou ascenção.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Neste post, além de saber qual o correto entre ascensão ou ascenção, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual o correto, ascensão ou ascenção?

O correto entre ascensão ou ascenção é a primeira alternativa, com S na última sílaba. A expressão ascenção está incorreta e por isso não deve ser usada no seu dia a dia.

A palavra ascensão é um substantivo feminino. Ele deve ser usado sempre que você quiser indicar o ato de ascender, ou seja, de elevar, crescer ou subir. Também pode ser usado como sinônimo de ascendência e subida.

Essa expressão também pode ser usada para indicar o progresso de uma carreira, profissão ou mercado.

Um detalhe importante é que ela pode ter um significado totalmente diferente se for escrita com a primeira letra maiúscula no meio de uma frase. A palavra Ascensão se refere a celebração que ocorre 40 dias após a páscoa que representa a subida de Jesus Cristo ao céu.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • A ascensão da sua carreira é impressionante;
  • O mercado de games no Brasil está em ascensão graças aos investimentos privados e públicos.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre ascensão ou ascenção, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira delas é que você evite ao máximo usar a linguagem web fora do ambiente digital informal. Isso porque, ela é repleta de expressões, abreviações e gírias que não são aceitas pela Norma Culta.

E isso pode te deixar confuso na hora que a Norma Culta é exigida.

Outra recomendação é que ao invés de usar corretores automáticos, você use apps de vocabulário no seu dia a dia. Eles são grandes aliados do aprendizado pois te ajudam a conhecer novas palavras.

O VOLP é uma excelente alternativa. Ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é passar a ler mais conteúdos que utilizem a norma culta. Entre eles podemos citar trabalhos acadêmicos, jornais, revistas e livros.

A leitura é um dos melhores exercícios para o seu cérebro, principalmente para a memorização.

Por fim não pare no ascensão ou ascenção, continue sempre buscando por mais conhecimento!

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *