Apreensão ou apreenção

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum que as letras S e Ç assumam o mesmo som em algumas situações. E isso acaba gerando confusão na hora de escrever determinadas expressões, como é o caso de apreensão ou apreenção.

Apenas uma dessas palavras está correta e deve ser usada no seu cotidiano.

Neste post, além de aprender qual o correto entre apreensão ou apreenção, você também verá algumas regras de utilização da letra S, e dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre apreensão ou apreenção?

O correto entre apreensão ou apreenção é a primeira alternativa, com a letra S.

Essa palavra é um substantivo feminino que deve ser usado sempre que você quiser se referir ao ato de apanhar, confiscar ou tomar posse. Ela também pode ser usada parta indicar a assimilação de algo.

Exemplos de utilização da expressão apreensão

  • A polícia federal fez a maior apreensão da história do país;
  • A crise econômica está causando apreensão entre os empreendedores;
  • Professores afirmam que a tecnologia ajuda na apreensão de informações.

Quando usar a letra S?

Veja abaixo algumas regras de utilização da letra S:

  • Em palavras que são substantivos derivados que terminam em NDIR, ENDER, PELIR e VERTER, tais como: ascensão (ascender), suspensão (suspender) e fusão (fundir);
  • Depois de ditongos como mausoléu e fusão;
  • Em palavras derivadas de verbos terminados em ISAR, tais como: analisar, paralisar e pesquisar.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Gostou de aprender o correto entre apreensão ou apreenção? Então aproveite para conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, releia os seus livros de Português do ensino médio e fundamental. Eles te ajudarão a relembrar de uma série de conhecimentos que é comum esquecer com o tempo.

A segunda recomendação é evitar usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Isso porque, ela é repleta de expressões e gírias que não são aceitas pela norma culta, tais como “VC”, “tb” e “pas”. E isso pode gerar problemas em situações onde a norma culta é exigida.

Mais uma das dicas é escrever com frequência, usando a norma culta. Isso te ajudará a exercitar diretamente o aprendizado, e também a entender a aplicação correta de normas e regras.

Inclusive, sempre que você tiver dificuldades de memorizar alguma norma, regra ou palavra, escreva a informação ao menos dez vezes em uma folha. Isso ajudará diretamente na memorização.

Agora que você sabe qual o correto entre apreensão ou apreenção, não deixe de continuar a buscar sempre por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite e deixe ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *