Amnésia ou aminérsia

Na nossa Língua Portuguesa existem várias palavras que parecem ser de uma maneira quando faladas, mas, na hora de escrever são de outra. E isso acaba gerando confusão na cabeça de muita gente. É o caso de amnésia ou aminérsia.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de descobrir qual o correto entre amnésia ou aminérsia, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual a expressão correta entre amnésia ou aminérsia?

O correto entre amnésia ou aminérsia é a primeira alternativa, sem o I e o R. A palavra aminérsia está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

Essa expressão é um substantivo feminino. Ele deve ser usado sempre que você quiser indicar ao distúrbio que gera perda parcial ou total da memória.

Essa palavra também pode ser usada como sinônimo de esquecimento, branco e desmemoria.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão amnésia:

  • Ela ficou com amnésia depois do acidente;
  • Ele sofre de amnésia temporária;
  • O paciente sofrerá de amnésia por tempo indeterminado.

Mas afinal porque essa expressão não possui a letra I? Ela é derivada de duas expressões. A primeira delas é amnésie, de origem francesa, e a segunda  amnesía, de origem grega.

Por conta disso ela deve ser escrita sem o I entre as consoantes M e N. além disso, por ser uma cognata palavra amnésico, ela dispensa o uso da vogal.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você sabe o correto entre amnésia ou aminérsia, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos.

A primeira dica é deixar de lado os corretores automáticos. Eles só atrapalham o seu aprendizado.

Isso porque eles corrigem expressões sem explicar o porquê. Com isso você não aprende realmente as regras do nosso idioma.

O ideal é que você utilize aplicativos de vocabulário. Eles são grandes aliados pois, através deles será possível conhecer uma série de novas palavras.

O VOLP é uma excelente alternativa. Isso porque ele é app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler mais. A leitura é uma grande aliada do aprendizado, pois estimula diretamente a memorização.

É recomendado que você leia conteúdos que utilizem a norma culta, tais como livros, revistas e artigos científicos.

Outro excelente exercício para o seu cérebro é anotar regras que achar difícil. Ao escrever essa informação o seu cérebro conseguirá assimilá-la e memoriza-la com mais facilidade.

Por fim, não pare no amnésia ou aminérsia. Continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *