Algema, augema ou aljema

Na nossa Língua Portuguesa, é comum que as letras G e J, assim como U e L, assumam o mesmo som em algumas situações. Por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a grafia correta de determinadas palavras, como é o caso de algema, augema ou aljema.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de descobrir o correto entre algema, augema ou aljema, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a nossa Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, qual o correto entre as expressões algema, augema ou aljema?

O correto entre algema, augema ou aljema é a primeira alternativa, com as letras L e G. As expressões augema e aljema estão incorretas e por isso não devem ser utilizadas.

A palavra algema é um substantivo feminino, que é majoritariamente usada no plural, algemas. Ela é utilizada para indicar um acessório feito de ferro que serve para prender.

Também é utilizada popularmente para indicar qualquer tipo de opressão. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Não consigo tirar essa algema;
  • Esses noivos parecem usar algemas ao invés de alianças;
  • O policial usou uma algema para prender o bandido.

A expressão algema também é uma forma conjugada do verbo algemar. Nesse caso ela pode ser conjugada na segunda pessoa do singular (tu) do imperativo ou na terceira pessoa do singular (ele) do presente do indicativo.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre algema, augema ou aljema, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você releia os seus livros de Português do Ensino Médio. Com eles, você poderá relembrar de uma série de ensinamentos que é comum esquecer ao longo do tempo.

Outra dica é que você deixe de usar os corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado, uma vez que eles corrigem as expressões, mas sem justificar.

Ao invés deles, prefira usar apps de vocabulário. Com eles você poderá aprender novas palavras todos os dias.

Uma excelente alternativa é o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra excelente dica que pode te ajudar é escrever utilizando a norma culta. Esse é um dos melhores exercícios de aprendizado para o seu cérebro.

O ideal é que você escreve ao menos uma redação dissertativa argumentativa por dia. Assim você irá treinar seu Português e argumentação.

Por fim, não pare no algema, augema ou aljema, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *