Acento ou assento

Na nossa língua portuguesa é comum encontrarmos expressões que ao serem faladas são parecidas, tem grafias semelhantes, mas significados e aplicações totalmente distintos. É o caso de acento ou assento.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma, mas devem ser usadas de formas diferentes.

Nesse post, além de aprender como usar acento ou assento corretamente, você também verá dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, como usar acento ou assento de forma correta?

As expressões acento ou assento existem na Língua Portuguesa. Mas apesar de parecidas, tem aplicações diferentes.

Acento com a letra C é um substantivo usado para indicar um sinal gráfico que tem como objetivo dar tonicidade a uma sílaba, como o acento circunflexo.

Por sua vez, assento com duplo S, é um substantivo usado para indicar um lugar para sentar. Também pode ser usado como sinônimo de cadeira ou banco.

Exemplos de utilização da palavra acento

Veja abaixo exemplos de uso da expressão acento.

  • Eu acho que essa palavra não tem acento;
  • Qual acento devo usar nessa palavra?
  • Muitas palavras perderam o acento.

Exemplos de utilização da palavra assento

Veja abaixo exemplos de utilização da expressão assento.

  • Posso usar o assento ao seu lado?
  • O assento elevado é obrigatório para crianças;
  • Vamos correr para tentar pegar um assento no ônibus.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como não é difícil usar as expressões acento ou assento? Confira abaixo agora algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de lado os corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado.

Isso porque eles corrigem as expressões sem dar qualquer explicação.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, prefira os apps de vocabulário. Com eles é possível conhecer novas palavras todos os e dias e os seus significados.

Outra dica é evitar usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Ela é repleta de siglas, abreviações e expressões próprias que não são aceitas pela norma culta.

Logo, deixa ela apenas para os ambientes digitais informais.

Reler os seus livros de Português do ensino fundamental e médio também pode ser de grande ajuda. Com o passar do tempo é comum esquecermos vários conhecimentos. E relendo esses conteúdos você poderá relembrar de vários.

E sempre que tiver dificuldades de memorizar alguma regra, expressão ou norma, escreva ela ao menos dez vezes em uma folha de papel. Esse é um excelente exercício de memorização que vai ajudar e muito no seu aprendizado.

Agora que você já sabe como usar acento ou assento corretamente, não deixe de continuar a procurar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Deixe ela nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *