A domicílio ou em domicílio

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum existirem duas expressões dentro da norma culta, que representam a mesma coisa, mas que apenas uma é a mais correta e aceita. É o caso de a domicílio ou em domicílio.

As duas expressões existem, mas apenas uma é mais indicada pelos linguistas.

Nesse post, além de saber qual a forma mais correta e aceita entre a domicílio ou em domicílio, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual a forma mais correta e aceita entre a domicílio ou em domicílio?

A forma mais correta e aceita entre a domicílio ou em domicílio, é a segunda alternativa.

Segundo os especialistas ela é a mais correta por ser um verbo estático. Além disso, ele tem um paralelo com a expressão entrega em casa.

Esse tipo de expressão deve ser usada para indicar algo que é levado até uma residência.

Contudo, se você usar a domicílio, também está correto, só é menos usual.

Exemplos de utilização da expressão em domicílio

  • Nosso restaurante faz entrega em domicílio;
  • Não fazemos entrega em domicílio nessa região;

Exemplos de utilização da expressão a domicílio

  • Sua padaria faz entrega a domicílio?
  • Qual é a taxa para entrega a domicílio?

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo qual a forma mais correta e aceita entre as expressões a domicílio ou em domicílio, não deixe de conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa!

A primeira dica é que você deixe de usar corretores automáticos no seu dia a dia. Isso porque, eles só atrapalham o seu aprendizado, uma vez que corrigem expressões sem dizer o porquê. Com isso você não aprende realmente as regras da norma culta.

Ao invés desse tipo de recurso, o ideal é que você use apps de vocabulário. Com eles será possível conhecer uma série de novas expressões. Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você passe a ler conteúdos que usem a norma culta com mais frequência, tais como artigos científicos, jornais e revistas. Com isso, será mais fácil memorizar as regras, uma vez que você poderá vê-las em prática.

Além disso, sempre que você tiver dificuldades em decorar uma norma da Língua Portuguesa, escreva ela dez vezes em um papel. A escrita é um excelente exercício para o cérebro uma vez que estimula a memorização.

Agora que você já sabe qual a forma mais correta e aceita entre a domicílio ou em domicílio, não deixe de continuar a buscar por conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *