5 por extenso

Muita gente, mesmo na fase adulta, não faz ideia de como se escreve o número 5 por extenso. E isso é um grande problema.

Isso porque, essa grafia acaba sendo importante em vários momentos da nossa vida. Sem contar que segundo a norma culta da Língua Portuguesa, bem como as normas ABNT, dizem que os números de zero até nove devem ser escritos por extenso na grande maioria das situações.

Nesse post, além de aprender como escrever o número 5 por extenso, você também verá uma série de curiosidades sobre esse algoritmo.

Mas afinal de contas, como se escreve o número 5 por extenso?

A forma correta de se escrever o numeral 5 por extenso é CINCO. Muita gente acaba confundindo a grafia por conta do C com som de S, mas o correto é a palavra ser escrita com a letra C no começo.

Mas afinal, porque é importante saber escrever numerais por extenso? Em várias situações é essa a forma correta de representar os algoritmos, é o caso de preenchimento de cheques, onde os valores também precisam ser escritos por extenso.

Curiosidades sobre o número 5

Agora que você já sabe a forma correta de se escrever o número 5 por extenso, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse numeral?

Enquanto para algumas culturas o quatro é o número divido, para outras é o cinco que ocupa esse papel. É o caso dos alquimistas. Para eles, além dos elementos fogo, água, terra e ar, também existia o éter, que era uma matéria vinda do cosmos e com propriedades mágicas.

Já na numerologia (uma pseudociência assim como a astrologia, que tem como base a identificação de características de personalidade através de operações matemáticas para interpretar nomes) o número 5 tem ligação direta com o ser humano. Isso porque ele seria nossa base, tendo em vista que temos cinco partes (braços, pernas e cabeça).

O número 5 também tem uma presença forte no misticismo. Isso porque ele é constantemente associado ao pentagrama, que nada mais é do que uma estrela de cinco pontas.

Essa estrela de cinco pontas é amplamente vista em rituais pagãos. E para muitas religiões ela é encarada como algo maligno, uma vez que é associada as bruxas.

O cinco e o pentagrama também tem relação com Baphomet que é uma criatura presente em vários rituais pagãos. No Cristianismo, essa figura é constantemente associada ao Diabo, por conta da representação do Bode.

É muito comum, inclusive, encontrar símbolos onde o pentagrama de cabeça para baixo é associado ao ritual de invocação dessa criatura mítica. Interessante não?!

Agora que você já sabe como se escreve o número 5 por extenso, não deixe de continuar a procurar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *