4 por extenso

Muitos brasileiros, mesmo em fase adulta, não sabem como escrever 4 por extenso. E esse é um tipo de conhecimento que não pode faltar!!

Isso porque, segundo a norma culta da Língua Portuguesa, números de zero a nove devem ser escritos por extenso. Essa também é uma regra das normas ABNT, que são exigidas em faculdades, concursos públicos e TCCs.

Nesse post, além de aprender como escrever 4 por extenso, você também verá uma série de curiosidades sobre esse número. Então não deixe de ler até o final.

Como escrever 4 por extenso?

A maneira correta de se escrever 4 por extenso é QUATRO, com QU.

Esse algoritmo vem logo depois do três e antes do cinco.

Curiosidades sobre o número quatro

Agora que você já sabe como escrever 4 por extenso, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse número?

Esse algoritmo é considerado o número perfeito. Isso porque, segundo a filosofia pitagórica, ele apresenta uma nova perspectiva sobre tudo.  Não é à toa que ele possui tanto simbolismo em algumas religiões e culturas.

Quando falamos de natura, ele tem um aspecto criacional, uma vez que existem quatro elementos (fogo, terra, ar e água). Já no cristianismo, ele também tem um simbolismo sagrado por representar os quatro apóstolos evangelistas (Mateus, Marcos, João e Lucas).

Em muitas culturas ele também representa a solidez, ou seja, tudo aquilo que é tangível de alguma forma. Como ele também pode formar um quadrado e uma cruz, também tem uma ligação forte com o misticismo.

No Japão, por exemplo, ele é diretamente ligado a morte. Por conta disso, evita-se dizer ele em voz alta. Além disso, para os japoneses, são os números impares que dão sorte e prosperidade. Por conta disso, os números impares são encontrados com facilidade no dia a dia. Se for em um restaurante e pedir guiozas, por exemplo, provavelmente três serão servidos, por conta dessa superstição.

Um fato bem curioso sobre o número 4 é a quantidade de vezes que ele é citado no livro Apocalipse, na Bíblia. São quatro anjos destruídos que iriam ocupar cada um dos quatro cantos da terra, são quatro cavaleiros do apocalipse que dariam inicio ao armagedon. Quatro grandes pragas atingiriam a Terra indicando o fim dos tempos entre outros.

Além disso, no nosso próprio cotidiano esse algoritmo é amplamente usado. A orientação em mapas, por exemplo, é feita através dos quatro pontos cardiais (Norte, Sul, Leste e Oeste).

Nós também orientamos o nosso calendário por meio das quatro estações do ano (primavera, verão, inverno e outono). O nosso próprio processo de envelhecimento é identificado por quatro fases (infância, juventude, maturidade e velhice)

Agora que você já sabe como escrever 4 por extenso, continue sempre buscando por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *