2 por extenso

Por mais que essa dúvida possa parecer boba, muita gente ainda não sabe como escrever 2 por extenso. E isso é um problema, tendo em vista que na Língua Portuguesa, bem como nas normas ABNT, os números de 0 a 9 devem ser escritos por extenso.

Nesse post, além de aprender como escrever esse numeral corretamente, você também verá algumas curiosidades sobre ele. Então não deixe de ler esse post até o final.

Como se escreve 2 por extenso?

A maneira correta de escrever 2 por extenso é DOIS.

Importante, ele só deve ser escrito dessa maneira quando estiver sozinho.

O número dois vem logo após o número um, e antes do número três.

Curiosidades sobre o número 2

Agora que você já sabe como escrever o 2 por extenso corretamente, vamos falar sobre algumas curiosidades dele.

Começando pelo seu significado ambíguo. Para muitos filósofos, religiões e culturas, o número dois remete a ambiguidade, ou seja, aos opostos.

Enquanto o número um representa os seus (para os estudiosos pitagóricos) o dois representaria os mares. Justamente por conta dessa coisa dos opostos.

Além disso, esse numeral também é amplamente ligado ao conceito de reflexo. Tanto que que se você colocar o número dois invertido na horizontal, ele formará um coração.

Ele também é muito associado a prosperidade. Tanto que um proverbio chinês muito antigo diz que “Todas as coisas boas vem em pares”. Isso pode ter conexão com toda a cultura de opostos andando lado a lado, e até mesmo do Ying e Yang.

Outra curiosidade em relação a esse algoritmo é uma tradição finlandesa. Na Finlândia, esse número é amplamente ligado ao conceito de independência e liberdade.

Por conta disso, no Dia da Independência do país, os finlandeses costumam ascender duas velas e colocar no peitoral da janela. Essa é uma maneira de celebrar a independência do país, que já dura anos e que é amplamente praticada em todo o território.

Mais uma coisa curiosa sobre o número dois é que ele é usado pelos usuários da internet como substituto da palavra “to” (para em português). Como o som da palavra e do número são muito parecidos, muitos internautas usam esse numeral para facilitar a comunicação, principalmente via mensagens.

E você sabia que o número dois é o único número primo par? Para quem não lembra, números primos são caracterizados por serem maiores do que um e só conseguirem serem divididos por um e por eles mesmos.

É bem curioso que o número 2 seja o único par a ser dividido apenas por um e por ele mesmo. Todos os outros números que terminam em 2 não são considerados primos.

Agora que você sabe como escrever 2 por extenso, não deixe de continuar a ampliar cada vez mais os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Tem mais alguma dúvida sobre nosso idioma? Aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *